Gestante pode usar repelente? Veja os recomendados

Gravidez e maternidade Saúde
27 de Novembro, 2023
Gestante pode usar repelente? Veja os recomendados

O uso do repelente na gravidez consiste em uma das formas de prevenir infecções como dengue, chikungunya e zika, condições que podem não apenas comprometer a saúde da mãe, como também trazem riscos ao desenvolvimento do feto.

E como o Brasil é um país de clima tropical, muitas regiões abrigam insetos, mosquitos e outros bichinhos que são vetores dessas e de outras doenças – especialmente durante as estações mais quentes do ano.

Leia também: Como escolher o melhor repelente? Especialista dá dicas

Mas será que as gestantes podem usar qualquer tipo do produto? Confira a resposta a seguir:

Repelente na gravidez: quais usar?

O primeiro passo é escolher marcas que tenham registros válidos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É preciso também comprar sempre em locais seguros, evitando preparações caseiras ou de procedência duvidosa.

Além disso, a Dra Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele, afirma que apesar de existirem diversos ativos considerados seguros para as futuras mamães, o ideal é usar somente aqueles liberados pelo médico que está acompanhando a gestação.

Confira quais substâncias são consideradas seguras pela Anvisa:

DEET

O DEET é o principal ingrediente de diversos repelentes, e estudos mostram que produtos à base de DEET apresentam baixa toxicidade aguda, não representando preocupação significativa para a saúde humana quando usados conforme as instruções – sendo inclusive recomendados para grávidas e lactantes.

Você geralmente encontra repelentes com concentrações que variam de 10 a 25% de DEET – algumas marcas chegam a 99%! A diferença está no tempo de eficácia: um produto com 10% oferece duas horas de proteção, enquanto outro com 20% pode chegar a até quatro horas. Opções acima de 50% parecem não aumentar esse período.

IR3535 (ou ou EBAAP)

Embora tenha uma duração mais curta que o DEET, este é outro ativo considerado seguro para grávidas. Pode ser bastante irritante para os olhos, então vale aplicar com cuidado.

Icaridin (ou picaridin)

Uma preparação a 20% fornece proteção contra mosquitos em torno de cinco horas. Além disso, apresenta a grande vantagem de ser menos agressivo, irritando menos a pele e os olhos, não manchando tecidos, não apresentando odor e não deixando a sensação de pele pegajosa.

Repelente na gravidez: PMD

Trata-se da forma sintética de um ingrediente do óleo de eucalipto limão. Uma preparação de 30% do PMD protege contra insetos e carrapatos por quatro a seis horas – ou seja, o seu tempo de proteção é mais curto, o que exige aplicações mais frequentes.

Vale lembrar também que o PMD não deve ser confundido com formulações de óleo essencial de eucalipto, que não são aprovadas pela Anvisa como repelentes.

Leia também: Plantas repelentes para espantar mosquitos e insetos

Como aplicar corretamente?

Além de ficar de olho nos ingredientes do seu repelente, é preciso também tomar alguns cuidados na hora de aplicar. Como:

  • Siga à risca as instruções da bula;
  • Lave a pele com água e sabão quando não estiver mais exposta a insetos;
  • Aplique somente na roupa e na pele exposta – nunca na pele por baixo do tecido, em cortes ou em locais irritados;
  • Se for aplicar no rosto, borrife o produto nas mãos e depois espalhe cuidadosamente, evitando a região dos olhos e da boca;
  • Aplique primeiro o protetor solar e em seguida o repelente (30 minutos depois);
  • Lave bem as mãos com água e sabão após manusear o repelente;
  • Reforce a sua proteção com o uso de inseticidas no ambiente – apenas os aprovados pela Anvisa.

Fontes: Quais repelentes podem ser utilizados por gestantes e qual o modo de uso?, Biblioteca Virtual em Saúde; Repelentes são seguros e podem ser usados por gestantes, Fiocruz; Dra Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show